A Criança...e a sua psicomotricidade...

A Criança...e a sua Psicomotricidade: Uma pedagogia livre e aberta em intervenção motora educacional
de Pedro Soares Onofre
Edição/reimpressão: 2004
Páginas: 260
Editor: Trilhos Editora
ISBN: 9789729911002
Sinopse
É uma perspectiva de Intervenção Motora Educacional que foi sendo sistematizada numa abordagem critica de renovação cultural, que se baseia numa pedagogia livre e aberta, centrada na interação das crianças, entre si, comigo e com o meio, disponível para a diferença e para a especificidade de cada uma delas em relação a todas as outras. Defendo esta minha intervenção e atuo ancorado numa pedagogia de iniciativa, de criatividade e de sucesso na resolução dos problemas de aprendizagem. Ao longo da minha vida profissional fui, progressivamente, libertando-me dos entraves trazidos pelos preconceitos e pelos condicionalismos da pedagogia tradicional e enciclopédica que me impingiram como válida. Proponho uma nova abordagem de intervenção educacional, apostando no respeito pela Motricidade Simbolizante, que ocupa a vida de todas as crianças que, tanto, querem partir, sempre, das "suas coisas" e daquilo que já sabem e, sobre isso, então perguntam. Nenhuma crianças perguntará, alguma vez, aquilo que não sabe. Nós próprios, adultos, sabemos muito bem que daquilo que nos interessa, falamos muito mais e retiramos aprendizagens.
de Pedro Soares Onofre
Edição/reimpressão: 2004
Páginas: 260
Editor: Trilhos Editora
ISBN: 9789729911002
Sinopse
É uma perspectiva de Intervenção Motora Educacional que foi sendo sistematizada numa abordagem critica de renovação cultural, que se baseia numa pedagogia livre e aberta, centrada na interação das crianças, entre si, comigo e com o meio, disponível para a diferença e para a especificidade de cada uma delas em relação a todas as outras. Defendo esta minha intervenção e atuo ancorado numa pedagogia de iniciativa, de criatividade e de sucesso na resolução dos problemas de aprendizagem. Ao longo da minha vida profissional fui, progressivamente, libertando-me dos entraves trazidos pelos preconceitos e pelos condicionalismos da pedagogia tradicional e enciclopédica que me impingiram como válida. Proponho uma nova abordagem de intervenção educacional, apostando no respeito pela Motricidade Simbolizante, que ocupa a vida de todas as crianças que, tanto, querem partir, sempre, das "suas coisas" e daquilo que já sabem e, sobre isso, então perguntam. Nenhuma crianças perguntará, alguma vez, aquilo que não sabe. Nós próprios, adultos, sabemos muito bem que daquilo que nos interessa, falamos muito mais e retiramos aprendizagens.