Intervenção Terapêutica em Grupos de Crianças e Adolescentes

Intervenção Terapêutica com Grupos de Crianças e Adolescentes: Aprender a Pensar
de Maria José Vidigal e Colaboradores
Edição/reimpressão: 2006
Páginas: 332
Editor: Trilhos Editora
ISBN: 9789729911019
Sinopse
Trata-se de uma obra coletiva que reúne artigos de técnicos de equipas de saúde mental infanto-juvenil, sobretudo da Clínica da Encarnação (C.E.) do ex-Centro de Saúde Mental Infanto-Juvenil de Lisboa, hoje Departamento de Pedopsiquiatria do Hospital Dona Estefênia. A C.E. cobria uma extensa e dispersa área de atendimento e com elevado volume de população. Confrontava-se com problemas cada vez mais complexos, em que predominavam as graves e aparatosas alterações do comportamento, hiperatividade, que se inscreviam em depressões mascaradas, organizações borderline do eu, em psicoses e outras alterações da mentalização e do pensar. Em virtude do crescente número de pedidos de intervenção terapêutica e face à escassez de técnicos disponíveis e, tendo em conta as características idiossincráticas desta população, optou-se por uma estratégia terapêutica alternativa à intervenção individual (psicoterapia de inspiração psicanalítica). Assim, a presença de grupos ambulatórios de crianças e adolescentes impôs-se progressivamente, permitindo também melhor aproveitar os técnicos das diferentes especialidades. As diversas técnicas de intervenção em grupo partiram primeiro de uma base empírica, arrastando preocupações quanto à metodologia. Finalmente, iam ao encontro das necessidades psíquicas e afetivas das crianças/adolescentes, facilitando a mentalização e o pensar, através do apelo à criatividade, à figuração psíquica e à articulação entre actos, afetos, setimentos, ideias, pensamentos...Esperamos que esta reflexão possa dar instrumentos teóricos e práticos para ajudar os profissionais a pensar o grupo e pensar em grupo.
de Maria José Vidigal e Colaboradores
Edição/reimpressão: 2006
Páginas: 332
Editor: Trilhos Editora
ISBN: 9789729911019
Sinopse
Trata-se de uma obra coletiva que reúne artigos de técnicos de equipas de saúde mental infanto-juvenil, sobretudo da Clínica da Encarnação (C.E.) do ex-Centro de Saúde Mental Infanto-Juvenil de Lisboa, hoje Departamento de Pedopsiquiatria do Hospital Dona Estefênia. A C.E. cobria uma extensa e dispersa área de atendimento e com elevado volume de população. Confrontava-se com problemas cada vez mais complexos, em que predominavam as graves e aparatosas alterações do comportamento, hiperatividade, que se inscreviam em depressões mascaradas, organizações borderline do eu, em psicoses e outras alterações da mentalização e do pensar. Em virtude do crescente número de pedidos de intervenção terapêutica e face à escassez de técnicos disponíveis e, tendo em conta as características idiossincráticas desta população, optou-se por uma estratégia terapêutica alternativa à intervenção individual (psicoterapia de inspiração psicanalítica). Assim, a presença de grupos ambulatórios de crianças e adolescentes impôs-se progressivamente, permitindo também melhor aproveitar os técnicos das diferentes especialidades. As diversas técnicas de intervenção em grupo partiram primeiro de uma base empírica, arrastando preocupações quanto à metodologia. Finalmente, iam ao encontro das necessidades psíquicas e afetivas das crianças/adolescentes, facilitando a mentalização e o pensar, através do apelo à criatividade, à figuração psíquica e à articulação entre actos, afetos, setimentos, ideias, pensamentos...Esperamos que esta reflexão possa dar instrumentos teóricos e práticos para ajudar os profissionais a pensar o grupo e pensar em grupo.