Um Olhar Para a Criança

Um olhar para criança: Psicomotricidade Relacional
de João Costa
Edição/reimpressão: 2008
Páginas: 164
Editor: Trilhos Editora
ISBN: 9789729911071
Sinopse
Transmitir uma experiência de trinta e tal anos na área da psicomotricidade com crianças e jovens em serviços de saúde mental infanto-juvenil, foi o motivo deste livro; partilhar com o leitor o percurso e reflexão, será o objectivo. Discípulo de João dos Santos, João Costa, usufrui o privilégio de participar e partilhar no paradigma inovador na altura e não menos desactualizado actualmente. Fazendo parte de uma equipa multidisciplinar (onde o eixo e a coluna da equipa reside, no essencial, na sua reunião semanal), constituída por pedopsiquiatras, psicólogos, professores e educadores, técnicos de assistência social e outros terapeutas, isolado na sua profissão (por ser o único psicomotricista na equipa), foi aprendendo a perceber que o que era mais significativo para o tratamento das crianças. Da psicomotricidade instituída e o entrecruzamento desses saberes e os valores subjacentes, ao longo do seu percurso foi dando corpo a uma visão da psicomotricidade que assenta na capacidade de iniciativa, na espontaneidade, promovendo a criatividade, e numa atitude heurística, alicerçada na relação que se requer de confiança e em sintonia afectiva com as crianças e jovens. Com o respeito pela dignidade da criança/jovem. Porventura será um livro que suscita polémica, quem sabe? Mas tinha de ser assim. É sem dúvida uma leitura recomendada a todos aqueles que estão em contacto com crianças e jovens, independentemente da sua formação profissional.
de João Costa
Edição/reimpressão: 2008
Páginas: 164
Editor: Trilhos Editora
ISBN: 9789729911071
Sinopse
Transmitir uma experiência de trinta e tal anos na área da psicomotricidade com crianças e jovens em serviços de saúde mental infanto-juvenil, foi o motivo deste livro; partilhar com o leitor o percurso e reflexão, será o objectivo. Discípulo de João dos Santos, João Costa, usufrui o privilégio de participar e partilhar no paradigma inovador na altura e não menos desactualizado actualmente. Fazendo parte de uma equipa multidisciplinar (onde o eixo e a coluna da equipa reside, no essencial, na sua reunião semanal), constituída por pedopsiquiatras, psicólogos, professores e educadores, técnicos de assistência social e outros terapeutas, isolado na sua profissão (por ser o único psicomotricista na equipa), foi aprendendo a perceber que o que era mais significativo para o tratamento das crianças. Da psicomotricidade instituída e o entrecruzamento desses saberes e os valores subjacentes, ao longo do seu percurso foi dando corpo a uma visão da psicomotricidade que assenta na capacidade de iniciativa, na espontaneidade, promovendo a criatividade, e numa atitude heurística, alicerçada na relação que se requer de confiança e em sintonia afectiva com as crianças e jovens. Com o respeito pela dignidade da criança/jovem. Porventura será um livro que suscita polémica, quem sabe? Mas tinha de ser assim. É sem dúvida uma leitura recomendada a todos aqueles que estão em contacto com crianças e jovens, independentemente da sua formação profissional.